No passado fim de semana, decorreu, na nova Sede Social da Associação de Futebol de Bragança, uma reunião promovida pela Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADRs).

O evento, que contou com a presença do Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Maurício Toledo, ficou marcado pela análise e debate sobre as competições distritais de formação e os quadros competitivos nacionais relativos ao Campeonato de Portugal e à 3.ª divisão de futsal.

No encontro os participantes abordaram, ainda, o tema dos gestores de segurança, bem como os planos de segurança dos recintos desportivos, ficando a ideia clara de que os mesmos têm de ser adaptados ao futebol distrital/regional.

Maurício Toledo reconhece a importância da figura do gestor de segurança, no entanto defende que “seja apenas aplicada e exigida esta função nos campeonatos nacionais, onde a preparação e logística devem ter um grau de organização mais exigente. Os nossos dirigentes e clubes regionais já estão subcarregados com muitas tarefas, não é possível continuar com este tipo de exigência para estas provas, atendendo a que temos cada vez menos dirigentes disponíveis para o voluntariado”.

O Presidente da Associação acrescentou também ser “tempo de pensar na base do futebol/futsal português e não permitir que seja criada mais burocracia para o dia à dia dos nossos clubes. Temos de simplificar. Se calhar é altura de alguns saírem de trás da secretária e virem conhecer a realidade e dificuldades do futebol e futsal regionais, em vez de aplicar burocracias com pouco fundamento e descontextualizadas da nossa realidade”, concluiu.