A Federação Portuguesa de Futebol deu início, no passado dia 30 de agosto, ao processo de Certificação de Entidades Formadoras, referente à época 2021/22, estando a decorrer, e até 31 de outubro, o período de autoavaliação.

Deste modo, as entidades que pretendam aderir ao processo devem submeter a sua autoavaliação dentro do prazo estabelecido. Os novos registos na plataforma de certificação, para entidades que nunca se registaram, também devem ser realizados até 31 outubro.

Para Dioclécio Ávila, vice-presidente adjunto da direção e responsável pelo Processo de Certificação na Associação, a aposta é para manter, isto porque “a importância deste processo está mais do que confirmada. Notamos que é um enorme contributo para o desenvolvimento e organização dos clubes, ao mesmo tempo que é uma alavanca na promoção do futebol e futsal de formação.” O dirigente terminou expressando confiança na próxima época, visto que “de ano para ano temos tido cada vez mais clubes filiados a participar no processo e, felizmente, são cada vez mais aqueles que conseguem atingir o reconhecimento”, concluiu.

Recorde-se que na última época, e em comparação com a anterior, 2019/20, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) verificou um aumento do número de clubes filiados reconhecidos no referido processo, passando para dez no total.

Neste momento, SC Angrense, CDCC Posto Santo, SC Praiense, SC Lusitânia (Futebol) e SC Lusitânia (Futsal) estão classificados como Entidades Formadoras de 3 Estrelas; GD Velense e AtlânticFut classificados como Escolas de Futebol de 2 Estrelas; GDCPV São Sebastião é Escola de Futsal de 2 Estrelas; GD Biscoitos é Centro Básico de Formação de Futsal; enquanto que CCRDSC Guadalupe está classificado como Centro Básico de Formação de Futebol. Desta forma, o Processo de Certificação de Entidades Formadoras é já uma realidade nas duas modalidades promovidas pela AFAH, estando presente nas três ilhas sob a sua jurisdição.