A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), no próximo dia 04 de agosto, celebra cem anos de existência.

Ao longo do ano, e de forma a distinguir esta data histórica, a AFAH lançou, nas suas redes sociais, o programa Viver a Estória, composto por seis episódios, onde, mensalmente, quatro personalidades ligadas às suas modalidades se reuniram para partilhar, na primeira pessoa, um conjunto de estórias, de forma a que estas se tornassem do conhecimento público, ao mesmo tempo que ficavam registadas para a posterioridade.

Para o dia 04 de agosto estava agendada a Gala de Celebração do Centenário, que iria decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, com a presença de inúmeros convidados, e que teria momentos de homenagens a diversas figuras, bem como animação musical e, ainda, uma vertente ligada ao audiovisual. No entanto, e fruto do agravamento do estado pandémico na ilha Terceira, a Direção da AFAH, como medida de precaução, deliberou cancelar este momento festivo. Assim, esta data será assinalada através das plataformas digitais da entidade, com a publicação de um vídeo alusivo ao Centenário, onde o destaque vai para um conjunto de testemunhos das personalidades homenageadas.

Maurício Toledo, presidente da entidade, refere que “é um dia histórico que assinala um século de trabalho em prol do desportivo da nossa Região e não só”, e deixa um “especial agradecimento a todos os que ajudaram a escrever esta honrosa e bela história. Muitos parabéns, AFAH!”, concluiu.

A AFAH é o organismo que tutela as competições, clubes e atletas de Futebol e Futsal nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. Entidade de utilidade pública declarada, é a associação de futebol mais antiga dos Açores e a sétima a ser criada a nível nacional, de um total de vinte e duas.