Entre os dias 10 e 13 junho, a Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) levou a cabo a Festa do Futebol Feminino, sob o lema Miúdas com Talento, com seis jogos disputados no Campo do Barreiro, na freguesia do Porto Judeu.

Assim, durante quatro dias, três seleções, em representação das três ilhas sob jurisdição da AFAH (Terceira, Graciosa e São Jorge) disfrutaram de momentos de prática desportiva e boa-disposição, no sintético do Campo do Barreiro, ao mesmo tempo que contribuíam para a promoção da modalidade no feminino.

Terminada a prova, a seleção da Terceira alcançou o 1º lugar (vantagem no conforto direto), a seleção de São Jorge ficou em 2º, tendo ficado o 3º posto para a seleção da ilha Graciosa.

Quadro dos resultados:

1º jogo – Terceira 1-1 São Jorge

2º jogo – Graciosa 1-2 São Jorge

3º jogo – Graciosa 0 – 2 Terceira

4º jogo – São Jorge 1 – 2 Terceira

5º jogo – São Jorge 2-1 Graciosa

6º jogo - Terceira 0-2 Graciosa

Classificação final:

1º classificado – Terceira 7pts

2º classificado – São Jorge 7pts

3º classificado – Graciosa 3pts

Quanto a prémios individuas, o de melhor marcadora foi conquistado pela atleta da Terceira, Regina Cunha, enquanto que o prémio de atleta revelação foi atribuído à atleta da Graciosa, Verónica Sousa, num torneio que contou com a presença do treinador nacional José Paisana.

Para além dos jogos, a organização da Festa do Futebol Feminino promoveu, na tarde do dia 13, uma palestra, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, sobre os temas: Igualdade de Género no Desporto, ministrada pela psicóloga Dra. Joana Esteves Cunha e Futebol Feminino - As suas Características, que ficou a cargo do coordenador técnico da AFAH, Prof. Saúl Neves. Esta ação foi destinada às atletas participantes no torneio, pais/encarregados de educação, staff, bem como ao público em geral.

Recorde-se que a Festa do Futebol Feminino, que foi apadrinhada pela Nicole Cassamá, atleta terceirense do SL Benfica, surgiu no seguimento do Centro de Treinos AFAH – Futebol Feminino, com o objetivo de ser um momento de promoção da modalidade no feminino e ao mesmo tempo ser um forte contributo no combate à discriminação entre géneros, fomentando a igualdade no acesso a oportunidades, nomeadamente no futebol.