Esta manhã, Maurício Toledo, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), reuniu com o Diretor Regional do Desporto, Prof. Luís Carlos Couto, na cidade de Angra do Heroísmo.

Da reunião solicitada pela Direção da AFAH, além da habitual apresentação de cumprimentos, constaram da ordem de trabalhos vários temas de interesse para as modalidades promovidas pela Associação, entre eles o retorno das competições, o regresso do público aos recintos desportivos e a execução dos contratos-programa em vigor com os clubes.

Após o encontro, Maurício Toledo mostrava-se satisfeito, referindo que “primeiramente temos de agradecer a prontidão e simpatia com que fomos recebidos pelo Sr. Diretor Regional do Desporto. Durante a reunião apresentámos alguns pontos que consideramos prementes, como é o caso do regresso do público aos recintos desportivos, naturalmente que não a 100% da lotação destes, mas defendemos que há condições de segurança, associadas às várias medidas tomadas pelos clubes, para que a percentagem de ocupação autorizada seja a rondar os 50%”. O presidente da Associação reforçou esta ideia indicando que “nos recintos desportivos facilmente se consegue manter as distâncias de segurança, os lugares disponíveis estão assinalados, há registo de entrada, controlo de temperatura, higienização, entre outros aspetos.”

Relativamente à execução dos contratos-programa com os clubes, Maurício Toledo apelou junto do Diretor Regional para que estes não fossem penalizados financeiramente por uma eventual não concretização das metas definidas, acrescentando que “a haver uma redução dos apoios definidos nos referidos contratos, consideramos ser da maior justiça a criação, por parte do Governo Regional, de um fundo de apoio aos clubes, como forma de não agravar o impacto da pandemia nas contas dos mesmos”.

No seguimento desta reunião, a AFAH irá efetuar uma exposição ao Sr. Secretário Regional da Saúde e Desporto, com o intuito de promover o regresso do público aos recintos desportivos. “No nosso entender, temos de ver caso a caso, ilha a ilha, e defendemos que as medidas devem ser diferentes, de acordo com o contexto, tal como verificámos, recentemente, em relação à aplicação de medidas específicas e mais restritivas em São Miguel”, atirou Maurício Toledo, alertando ainda para a existência de um plano de contingência criado pelo Coordenador Técnico da AFAH, Prof. Saúl Neves, para ser aplicado pelos clubes, o qual é “eficaz e abrangente”, concluiu.

Quanto ao regresso das competições, está apontado para o fim de semana de 30/31 de janeiro, caso a situação pandémica não seja agravada.