Na sequência do Comunicado Oficial n.º 438 da Federação Portuguesa Futebol (FPF), que determina os clubes que serão indicados para ascender à II Liga, a Direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) decidiu manifestar as seguintes considerações:

- A AFAH teve a preocupação de reunir por videoconferência com todos os seus filiados em atividade, para aferir as suas preocupações e intenções, no que respeita às competições locais, regionais e nacionais;

- Nas diversas reuniões efetuadas entre a FPF e as Associações de Futebol, a AFAH transmitiu essas mesmas intenções;

- Nas diversas reuniões efetuadas entre a FPF e as Associações de Futebol, não foi considerada a hipótese comunicada pela FPF;

- Nesta tomada de decisão, a FPF não ouviu nem auscultou a AFAH.

Compreendemos a dificuldade inerente à tomada de decisão, até porque esta também faz parte do âmbito da nossa intervenção local. Porém, considerando que a competição é composta por 4 séries com diferentes especificidades, a Direção da AFAH ficou incrédula com esta deliberação e defende que utilizar como critério de mérito desportivo exclusivamente os pontos obtidos até à data da suspensão da prova é manifestamente vago. A AFAH expressa a sua solidariedade para com SC Praiense, Futebol SAD.