Na sequência do Comunicado Oficial n.º 36 e com base na deliberação da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, em dar por concluídas as competições seniores nacionais não-profissionais, decidiram as Associações de Futebol dos Açores dar também por concluída a Liga Grupo ESO RE/MAX - Campeonato de Futebol dos Açores, da presente época desportiva, não resultando da mesma qualquer efeito desportivo imediato.

No que respeita ao regime de subidas e descidas da competição, atendendo que a FPF está a analisar a inclusão ou não dos vencedores dos campeonatos distritais/regionais 2019/20 nas competições nacionais da próxima época desportiva, as Associações de Futebol dos Açores aguardarão pela tomada de posição daquele organismo e, depois de analisarem as suas consequências, comunicarão a sua posição.

As Associações de Futebol dos Açores entendem que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.

Por outro lado, vigora na Região a situação de contingência, pelo menos, até ao dia 30 de abril, sendo possível a sua prorrogação. Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.

As Associações de Futebol dos Açores continuarão a estudar com a FPF e as restantes associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições não-profissionais na época 2020/21.