Na sequência do Comunicado Oficial n.º 93 e com base na deliberação da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, em dar por concluídas as competições seniores nacionais não-profissionais, decidiu a Direção da AFAH dar também por concluídas as Taças de Ilha de seniores de futebol e de futsal, masculinas e femininas, bem como a Taça AFAH de seniores de futsal masculino, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Deste modo, nestas competições não serão atribuídos títulos.

No que respeita aos campeonatos de ilha, de futebol e de futsal masculinos, os mesmos continuam suspensos até decisão por parte da FPF sobre a inclusão ou não dos vencedores dos campeonatos distritais/regionais 2019/20 nas competições nacionais da próxima época desportiva.

A AFAH entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.

Por outro lado, vigora em Portugal o Estado de Emergência, pelo menos, até ao dia 17 de abril, sendo possível a sua prorrogação. Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.

A AFAH continuará a estudar com a FPF e as restantes associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições não-profissionais na época 2020/21.

A Direção da AFAH continuará a monitorizar a situação, podendo rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas.