Na sequência do Comunicado Oficial n.º 93, com base na deliberação da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, em dar por concluídas todas as competições nacionais dos escalões de formação, e pelo agravamento progressivo da situação verificada nos Açores, decidiu a Direção da AFAH dar também por concluídas as competições de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Deste modo, nas competições suspensas não serão atribuídos títulos.

A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, que se replicará nas 22 Associações Distritais e Regionais do país.

A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.

Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores, mas ainda de jovens e crianças, está a AFAH certa do seu apoio nesta medida excecional. As restantes competições organizadas pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo permanecem suspensas.

A Direção da AFAH continuará a monitorizar a situação, podendo rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas.