Neste primeiro encontro, que decorreu no Campo Sintético Francisco Ferreira Drummond, em São Sebastião, participaram doze atletas. Segundo João Salcedas, selecionador do Centro de Treinos, os objetivos para este primeiro treino passavam por “aquilatar o jeito, a aptidão e alguma capacidade das miúdas”. Referiu que estes treinos “permitirão analisar e escolher as atletas de forma a construir-se uma seleção que dignifique a AFAH”. Quanto ao talento presente, o selecionador diz que “já se nota a existência de algumas jogadoras com qualidade. Embora uma parte delas já não tenha idade para participar no próximo torneio, em Bragança, algumas poderão, claramente, fazer parte das eleitas e, juntamente com as que ainda poderão vir, mais as atletas das outras duas ilhas (Graciosa e São Jorge) poderemos fazer uma boa seleção”, concluiu.

Érica Ataíde, estreante no Centro de Treinos de Futebol Feminino refere que “o treino foi uma experiência ótima e quinta-feira volto”. Por sua vez, a atleta Sónia Melo, participante pelo segundo ano consecutivo, diz ter gostado do ano anterior e por isso voltou este ano. Quando questionada se estaria presente no próximo treino, respondeu prontamente: “claro (risos)".

O próximo estágio decorrerá no dia 13 deste mês, também em São Sebastião, sendo depois realizados mais dois, a 20 e 27 de fevereiro, antes das eleitas viajarem para Bragança, para participarem no Torneio Nacional. Em breve, os estágios terão também início nas ilhas Graciosa e São Jorge.
Recorde-se que os treinos são abertos, podendo participar todas as interessadas.