No passado fim de semana, 30 e 31 de agosto, o Conselho de Arbitragem da AFAH promoveu uma Ação de Reciclagem e Avaliação para árbitros de Futebol e Futsal, na Ilha Terceira.

Este evento contou, também, com a participação dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol de Ponta Delgada e Horta, tendo como principais objetivos transmitir orientações para a nova época, avaliar os conhecimentos teórico-práticos e físicos dos árbitros, uniformizar critérios de atuação, esclarecer sobre as alterações às leis do jogo, entre outros.

Artur Teixeira, presidente do Conselho de Arbitragem da AFAH, destacou a importância desta ação, na medida que vai “unir e uniformizar tudo o que é relacionado com a arbitragem, leis de jogo, normas e instruções, e fazer com que as alterações sejam já assimiladas pelos árbitros”, mostrando-se confiante para a época que se está a iniciar. Referiu, ainda, que o reduzido número de árbitros poderá ser o maior desafio. Já o seu homólogo de Ponta Delgada, Luís Silva, destacou o papel do evento para “clarificar as situações mais duvidosas que possam existir durante o jogo, quer da parte dos observadores, quer dos árbitros, uniformizando critérios e contribuindo para a verdade desportiva”. Por sua vez, o presidente do Conselho de Arbitragem da AFH, Marco Silva, acrescentou que “juntar árbitros para uniformizar procedimentos é fundamental para a preparação da época”. Referiu, ainda, que a vertente física dos árbitros é fundamental, pois “quando estes estão bem conseguem estar em cima dos lances, o que contribui para uma maior assertividade”.

Álvaro Silveira do Conselho de Arbitragem da AFAH, com a pasta do futsal, destaca a importância destas ações na preparação dos árbitros. Apesar de confiante, refere que o “número reduzido de árbitros será uma das dificuldades na época desportiva que se está a iniciar”.

José Silveira, árbitro e formador de árbitros de futsal, presente na ARA, lamenta as dificuldades de recrutamento de novos árbitros, principalmente árbitros jovens, destacando a importância destes eventos para que “os árbitros criem rotinas a nível físico e técnico”.

Na ARA, entre os vários árbitros participantes, estiveram os que irão arbitrar no Campeonato de Futebol dos Açores, LIGA GRUPO ESO RE/MAX.