A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou, no inicio deste mês, no 5º workshop sobre Certificação desta feita dedicado às Sub-Comissões. A reunião - promovida pela Portugal Football School - serviu para apresentar o balanço global do Processo de Certificação 2018/2019.

O workshop arrancou com a análise dos resultados por Associação Distrital e Regional, por Júlio Vieira (FPF), Diogo Matos (YFM) e Renato Alves (YFM). Em seguida, Júlio Vieira (FPF), Rute Soares (FPF) e João Leal (FPF) abordaram o trabalho das subcomissões até 30 de Novembro (inscrições e registo de praticantes). A análise da proposta de modelo de Certificação do Feminino (Futebol e Futsal) foi efetuada por Júlio Vieira (FPF) e Mónica Jorge (FPF).

Maurício Toledo, Vice-Presidente da AFAH presente no evento, referiu que o saldo final é positivo, mas que ainda há muito trabalho por fazer, «No geral, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está bastante agradada com o esforço das subcomissões, no entanto o processo é contínuo. Apesar de estarmos muito orgulhosos dos filiados que garantiram a sua Certificação, temos de continuar a insistir para que os outros sigam os mesmos passos porque, mais tarde ou mais cedo, todos os clubes terão de ser certificados e é preciso começar-se a tomar consciência disso. É importante acompanharmos os clubes das outras associações e observar o trabalho que está a ser desenvolvido. O objectivo principal da Certificação é, no fundo, oferecer melhores condições para que os nossos filhos possam praticar desporto com qualidade e principalmente em segurança».

O Vice-Presidente da AFAH garantiu ainda que a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo está empenhada em facilitar o processo a todos clubes «Estamos disponíveis para acompanhar todos os nossos filiados, facilitando modelos de documentos e promovendo um maior acompanhamento de modo a que a articulação entre os clubes e a subcomissão de certificação seja eficaz. Volto a chamar à atenção todos os clubes que ainda não iniciaram o seu processo de Certificação. Reflictam sobre o assunto e iniciem-no o mais rápido possível porque é o futuro de cada um que está em causa. A Certificação será requisito obrigatório para participar nas provas organizadas pelas associações de Futebol, sendo a parte mais importante do licenciamento para a participação nas provas nacionais, sejam seniores, seja formação. Isto significa que, imaginemos, um clube campeão do Campeonato de Futebol dos Açores, por exemplo, poderá não participar no Campeonato de Portugal no ano seguinte, ou um campeão regional dos escalões de formação poderá não participar numa fase nacional. É um assunto sério sobre o qual todos devem pensar. Não queremos que o Futebol dos nossos clubes acabe por causa deste aspecto».

Durante o 5.º workshop de Certificação foram ainda detalhados aspectos relacionados com o processo de regularização dos atletas estrangeiros numa exposição feita pelo Director dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, José Caçador.