A 1ª jornada do Apuramento de Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) no escalão de Seniores Masculinos Futebol, disputa-se no próximo Domingo, dia 12 de Maio, às 15:00 horas no Campo de Jogos da Ribeirinha, Angra do Heroísmo. A 2ª jornada acontecerá a 19 de Maio, no fim de semana seguinte, às 15:00 horas, desta vez no Campo Municipal de Velas, em São Jorge.

Na corrida ao título da associação de Futebol mais antiga dos Açores estão o Boavista CR, vencedor do campeonato da ilha Terceira, e o GD Velense, vencedor do campeonato da ilha de São Jorge. O Boavista CR chegou ao fim da 1ª fase do campeonato de ilha com 40 pontos (10 vitórias, 1 derrota e 5 empates) tendo superado os adversários do SC Vilanovense (2º), JD Lajense (3º), SC Barreiro (4º) e NSIT Terauto (5º). Sorte semelhante para o GD Velense que concluiu as jornadas da prova com 13 vitórias, 4 derrotas e 1 empate deixando para trás o FC Calheta (2º), o FC Urzelinense (3º) e o GD da Beira (4º). 

Atendo ao facto de não ter existido campeonato na ilha Graciosa, o apuramento em causa resume-se aos dois clubes representantes da Terceira e São Jorge. Relativamente aos restantes campeões associativos, o GD de São Roque representará a Associação de Futebol de Ponta Delgada e o Fayal Sport Clube a Associação de Futebol da Horta na próxima edição do Campeonato de Futebol dos Açores, época desportiva 2019/20.


Imagem: ©Márcio Borges/AFAH