A Portugal Football School realizou no passado dia 4 de Abril mais um workshop sobre Certificação de Clubes. O programa começou com formação, preparação e emissão dos relatórios preliminares, audiência dos interessados e relatórios finais, prosseguindo com uma apreciação global ao processo de certificação. Discutiram-se propostas de alteração e a sua possível implementação no futebol e no futsal femininos.

Maurício Toledo, Vice-Presidente Adjunto e membro da Sub Comissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) presente no evento, realçou a importância da iniciativa, «depois de terem sido realizadas cerca de 800 visitas técnicas por todo o país, constatamos que existem realidades muito diferentes, mas às vezes os obstáculos que se colocam podem parecidos com os nossos. Estes encontros são fundamentais para trocarmos ideias e para ultrapassarmos barreiras que possam vir a surgir nas nossas subcomissões». 

Relativamente à adesão ao processo de Certificação por parte dos clubes filiados na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), o Vice-Presidente Adjunto mostra-se optimista, «é um processo exigente, mas fundamental para o sucesso do Futebol e do Futsal. Este ano, dado ser o primeiro, surgiram uma série de situações novas, mas acreditamos que no próximo já conhecemos os caminhos por onde devemos ir e o processo será mais fácil. Acreditamos que a grande maioria dos nossos filiados irão aderir. Queria relembrar a todos que a certificação nasce para garantir a qualidade da formação e a segurança dos nossos atletas, duas bases fundamentais para a sustentação da prática do Futebol e deixo um apelo aos dirigentes dos clubes para procurarem a AFAH, para esclarecerem as suas dúvidas e para estarem preparados porque no futuro poderá vir a ser obrigatório a certificação para participar nos campeonatos de futebol e futsal».

 

Imagem: ©Federação Portuguesa de Futebol