Foi apresentado esta semana o cartaz do Ramo Grande Azores CUP, torneio de futebol de formação sub-11 e sub-13 organizado pelo filiado da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) Juventude Desportiva LajenseA XII do torneio realiza-se entre 18 e 22 de Abril  na Vila das Lajes (Praia da Vitória) e conta com a participação de 26 equipas.


Paulo Gomes, presidente da AFAH, esteve presente na apresentação oficial do evento aproveitando para enaltecer a importância da iniciativa para o futebol de formação regional, «estamos a falar do torneio infantil internacional mais antigo dos Açores, quando um clube consegue promover a sua actividade desportiva e contribuir, ao mesmo tempo, para a economia local, é verdadeiramente enriquecedor. Este torneio não só eleva o nome da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo como oferece a possibilidade aos atletas terceirenses de terem contacto com outras realidades futebolísticas. Temos inclusive clubes de outras ilhas que se inspiraram no bom exemplo do Ramo Grande Azores Cup e estão já a trabalhar nos seus próprios torneios. É este o caminho que temos de seguir para continuar a desenvolver o futebol jovem».


No escalão de sub-11 participam as equipas locais “A” e “B” do Juventude Desportiva Lajense, o SC Lusitânia, o SC Angrense, o SC Praiense, o SC Vilanovense, o Boavista da Ribeirinha e o SC Barreiro. O Águia dos Arrifes de São Miguel também marcará presença juntamente com o Sporting Clube de Portugal, o Sporting Clube de Braga, o Dragon Force Braga/ADC Aveleda, o Clube Oriental de Lisboa e a ADRC Os Xavelhas.


Por outro lado, no escalão de sub-13 participam, para além da equipa organizadora, os italianos do Montecchio Maggiore, os norte-americanos do Connecticut, o Santa Clara e o Vasco da Gama de São Miguel e o Madalena do Pico. As equipas locais serão representadas pelo SC Lusitânia, SC Angrense, SC Praiense, SC Vilanovense, GD Fontinhas e Boavista da Ribeirinha.


O Embaixador do Torneio será o jovem jogador Gustavo Martins, antigo campeão regional de juvenis pelo JD Lajense actualmente ao serviço do Estoril-Praia, enquanto o Padrinho do Ramo Grande Azores Cup é o antigo futebolista do Sporting Clube de Portugal e actual comentador desportivo, Manuel Fernandes. Em números o Ramo Grande Azores Cup congrega 26 equipas, 55 jogos, 436 jogadores, 102 elementos ligados ao staff técnico e cerca de 103 colaboradores na organização.


Imagem: ©Município da Praia da Vitória