No passado fim de semana, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) organizou o 2º estágio do Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy. O treino, orientado por Davide Valente (treinador principal), apoiado por João Salcedas Costa (treinador adjunto) e Luís Silva (treinador guarda-redes) decorreu no campo de jogos de São Mateus e contou com a participação de 13 atletas com idades compreendidas entre os 8 e os 40 anos de idade.

Davide Valente, responsável por conduzir o grupo, destacou as vantagens que as atletas do sexo feminino podem trazer para a modalidade, «as mulheres são por norma atletas muito focadas nos objectivos. Essa característica, a orientação para os resultados aliada à disciplina e dedicação é obviamente um ponto positivo na prática do Futebol. O facto de hoje, neste treino termos tidos novas atletas com idades muito diferentes é sinal de que o Futebol é uma actividade transversal a várias faixas etárias. As principiantes podem aprender com quem já tem mais experiência e as jogadoras com mais técnica podem contribuir para o desenvolvimento das mais novas. É um grupo de trabalho que está a crescer e no bom caminho».

Paulo Gomes, presidente da AFAH, acompanhou o treino realizado e aproveitou para transmitir algumas palavras às atletas, «a associação tem a preocupação de incluir mulheres na sua actividade diária e nos seus projectos, prova disso é o facto de termos convidado para os nossos órgãos sociais 8 senhoras, sendo que duas delas são presidentes do Conselho de Justiça e do Conselho de Disciplina. A igualdade de género é um dos nossos valores e está presente nas nossas orientações. Ficamos muito satisfeitos por perceber que a adesão ao Centro de Treinos de Futebol Feminino está a aumentar. Queremos muito formar pelo menos uma selecção para competir em provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, mas também queremos impulsionar as competições locais. Este projecto é o primeiro passo para que isso aconteça. Estamos seguros que de treino para treino teremos sempre caras novas».

O próximo estágio do Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy será no dia 10 de Janeiro em local a anunciar brevemente.