A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) informa todos os interessados e público em geral que o 2º treino de observação do Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy realizar-se-á no próximo dia 03 de Janeiro, Quinta-feira, pelas 18:00 horas, no campo de jogos de São Mateus da Calheta.

A iniciativa, inserida na primeira estratégia global da FIFA para o futebol feminino, pretende promover o incentivo à prática regular e organizada do Futebol em crianças, jovens e adultos do género feminino e melhorar as capacidades físicas, técnico-tácticas e sociais das jogadoras. O número de mulheres a praticar desporto federado em Portugal tem crescido de forma consistente nos últimos anos e, embora esteja ainda longe de um cenário de igualdade, representam já 30% dos atletas federados. De acordo com dados recentes do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Portuguesa de Futebol, que integra ainda o futsal, conta com 8.363 mulheres federadas. A promoção da igualdade de género transcende, inclusivamente, os registos de praticantes federados, sendo visível a participação feminina noutras áreas do movimento associativo, seja na condição de árbitras, treinadoras ou dirigentes.

O 1º treino de observação realizou-se no passado dia 15 de Dezembro e contou com cerca de uma dezena de atletas de várias idades. A equipa de profissionais envolvida no projecto é constituída por Saúl Neves, coordenador técnico da AFAH, Davide Valente, treinador principal, Luís Silva, treinador de guarda-redes e Ana Margarida, fisioterapeuta. Apesar de não existirem, actualmente, provas de futebol feminino na ilha Terceira, o Centro de Treinos funcionará como um espaço de oportunidades para as jovens que gostam da modalidade e não tem onde a praticar. Num futuro próximo, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo espera poder reunir um conjunto de atletas para entrar nos torneios de Sub14 (Futebol 7) e Sub17 (Futebol 9) organizados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Os treinos são abertos a toda a gente sem limite de idades.

Até ao momento, a AFAH é a única associação de futebol regional com provas de Futebol 7 femininas activas, sendo as mesmas asseguradas pelo AtlanticFut e pelo Futebol Clube Urzelinense, clubes desportivos da ilha de São Jorge.