O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ) decidiu premiar - numa iniciativa inédita nos Açores - os Juniores A do Sport Clube Angrense. O troféu, atribuído em virtude de uma acção positiva praticada pelos jogadores e treinador do emblema terceirense, tem a intenção de recompensar pedagogicamente a atitude do grupo. Um livre dentro de área, mal assinalado, durante o jogo entre o Sport Clube Angrense e o Sport Clube Praiense realizado a 24 de Novembro de 2018, deu a posse de bola aos jogadores do SC Angrense, mas estes incentivados pelo seu treinador, decidiram devolvê-la ao adversário.

A distinção foi atribuída por intermédio dos Vice-presidentes da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) Maurício Toledo e António Toledo durante o intervalo do jogo SC Angrense x SC Praiense do passado fim de semana. Maurício Toledo aproveitou o momento para destacar a importância da iniciativa, «neste momento, num total de 30 entidades nacionais, a AFAH é a única associação de futebol regional que tem assinado o memorando de entendimento que precede a adesão ao Cartão Branco Fairplay. Este cartão, promovido pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, visa reconhecer, destacar e recompensar todos os comportamentos positivos praticados por treinadores, jogadores, dirigentes, espectadores e outros envolvidos no jogo. A partir de agora, os árbitros poderão utilizá-lo sempre que tal se justificar. É muito importante sermos distinguidos com um galardão deste tipo, especialmente nas camadas mais jovens do nosso Futebol. Significa que estamos a fazer um bom trabalho e que os bons exemplos devem ser seguidos. Parabéns SC Angrense!».

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, em articulação com o PNED, está já a preparar uma acção de formação sobre a utilização do Cartão Branco Fairplay direccionada para os árbitros que actuam nas provas da Terceira, São Jorge e Graciosa.

Fotografia gentilmente cedida por Mário Picanço