Este Sábado, dia 15, realizou-se o primeiro treino de observação do novo Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy da ilha Terceira. A iniciativa pretende promover o incentivo à prática regular e organizada do Futebol em crianças, jovens e adultos do género feminino e melhorar as capacidades físicas, técnico-tácticas, coordenativas, psicológicas e sociais das jogadoras. A equipa de profissionais responsável por acompanhar a implementação e evolução do projecto é constituída por Saul Neves, coordenador técnico da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), Davide Valente, treinador principal, João Salcedas, treinador adjunto, Luís Silva, treinador de guarda-redes e Ana Margarida, fisioterapeuta.



Saul Neves, aproveitou o momento para relembrar novamente os objectivos gerais do Centro de Treinos, «apesar de não termos provas organizadas na ilha Terceira, estamos a trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível. O Centro de Treinos funcionará como um espaço de oportunidades para as jovens que gostam da modalidade. Não podemos deixar que as atletas deixem de ter contacto regular com a actividade, antes pelo contrário, temos de lhes dar as condições necessárias para poderem treinar, independentemente se o fazem a título competitivo ou não. Ainda que no futuro se possam vir a extrair do conjunto de atletas que frequentam estes treinos jogadoras para entrar nos torneios de Sub14 (Futebol 7) e Sub17 (Futebol 9) organizados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os treinos são abertos a toda a gente sem limite de idades».



Davide Valente, treinador responsável pelo Centro de Treinos de Futebol Feminino, revelou-se muito satisfeito com o primeiro leque de atletas observadas, «reunimos um grupo de atletas com idades muito variadas, desde os 11 aos 20 e tal anos e isso não nos causou qualquer tipo de constrangimento. O nosso programa de treino ficou muito mais completo e rico com o contributo de cada uma delas, conseguindo-se imprimir um ritmo de trabalho bastante satisfatório. Vimos muitas competências técnicas, muito talento e fiquei realmente surpreendido com a prestação de todas elas, incluindo da guarda-redes presente. Espero que no próximo treino venham mais atletas porque estamos de facto com um grupo de trabalho muito interessante».



O primeiro treino de observação realizou-se no Estádio João Paulo II em Angra do Heroísmo, mas as próximas sessões serão deslocalizadas para outros pontos da ilha. Conforme previsto, e salvo alterações, o 2º treino está agendado para o próximo dia 03 de Janeiro de 2019, Quinta-feira.