Esta semana, os clubes terceirenses do Sport Clube Angrense, do Sport Clube Barbarense, do Clube Desportivo do Posto Santo e do Sport Clube Praiense receberam a comitiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) encarregue de auditar os candidatos que poderão vir a ser certificados como Entidades Formadoras de 4 e 5 estrelas. Recorde-se que o nível de qualificação a que os emblemas locais se auto-candidataram só é atribuída se o clube: (1) tiver futebol sénior, (2) tiver pelo menos 1 equipa em cada 1 dos escalões de Juniores a Infantis, bem como actividade registada nos escalões de Benjamins, Traquinas e Petizes, e (3) tiver, ou ter tido, nas últimas 3 épocas desportivas, pelo menos 1 equipa a disputar provas de âmbito nacional.

Visita técnica Clube Desportivo do Posto Santo

A comitiva que se deslocou à Terceira, composta pelo Vice-presidente da FPF Carlos Coutada, por Pedro Luz, responsável administrativo do processo de certificação e por Paulo Cardoso, representante da empresa Youth Football Management, contratada para gerir o programa em questão, visitou as sedes dos 4 clubes terceirenses com o intuito de confirmar / validar no terreno as situações descritas nas auto-avaliações submetidas. A acompanhar os responsáveis da FPF estiveram também os membros da Sub-Comissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) Maurício Toledo, Vice-presidente da AFAH, Saul Neves, Coordenador Técnico da AFAH e Luís Costa, da Gestão.

Visita técnica Sport Clube Praiense

Maurício Toledo, fez um balanço muito positivo do novo ciclo da certificação, «os responsáveis da FPF ficaram extremamente agradados com o trabalho que encontraram feito. Os clubes em questão demonstraram que estão a trabalhar dentro dos parâmetros exigidos e impressionaram por isso. Transmitimos uma imagem muito positiva da dedicação que temos dado a este tema e estamos confiantes nos resultados. No global todos os clubes estão bem posicionados, mas individualmente o destaque foi para o Sport Clube Angrense. Acreditamos que este emblema tem fortes possibilidades de ser certificado como Entidade Formadora de 4 estrelas. Os restantes terão hipótese de corrigir algumas situações que não estão em conformidade com o regulamento, mas que uma vez resolvidas, poderão qualificá-los para atingir os níveis mais altos da certificação. Ou seja, a FPF concede, dentro dos prazos estipulados, a oportunidade destes clubes melhorarem o que não está bem, portanto nada está fechado por enquanto».

Visita técnica Sport Clube Barbarense

Conforme o previsto, em Fevereiro, realizar-se-ão as visitas técnicas aos clubes das ilhas Graciosa e São Jorge.