Sabino Correia, Vice-presidente da Academia Olímpica de Cabo Verde, visitou na semana passada a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH). O também Presidente da Associação Inter Cutelo Salina - clube desportivo do município de Santa Cruz na ilha de Santiago que tem como madrinha Nené, mãe do conhecido jogador Eliseu Santos - deslocou-se até à ilha Terceira com a finalidade de estabelecer um protocolo de cooperação entre ambas as entidades. 

Sabino Correia, que também acumula os cargos de Comissário da Federação de Futebol de Cabo Verde e de membro da Associação Nacional de Futebol de Santiago Norte pretende «estreitar laços e aproximar regiões. O Futebol em Cabo Verde ainda é uma actividade deficitária com muitas carências. A intenção desta visita é analisar a possibilidade de estabelecermos um protocolo com o Inter Cutelo de forma a que os nossos atletas possam crescer, formar-se e ter contacto com outras realidades, quem sabe até criar um intercâmbio entre associações. No entanto, também estamos a precisar de vários bens como por exemplo equipamentos desportivos para os atletas. Não temos acesso aos recursos que a maioria dos clubes têm nem temos incentivos monetários para o fazer. Se algum clube aqui dos Açores tiver equipamentos a mais ou até mesmo usados, nós aceitamos de bom grado. Toda a ajuda é bem-vinda».

Paulo Gomes, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, assegura que trabalhará junto da sua direcção para que o protocolo em análise se torne uma realidade, «seria muito interessante permitir que os nossos atletas trocassem experiências com atletas de outras zonas geográficas. Acho que o facto de pertencermos ambos a arquipélagos pode ajudar-nos no futuro a encontrar soluções para os obstáculos que vão surgindo nas ilhas no que diz respeito à prática desportiva. Aproveito para convidar todos os clubes que fazem parte da AFAH a atender ao pedido do Sr. Presidente Sabino Correia e a analisarem se podem dispensar alguma coisa que já não utilizem. Tal como costumamos promover, juntos somos mais fortes».

A Associação Inter Cutelo Salina participou em 2010 no Torneio Internacional de Futebol 7 organizado pelo Sporting Clube Os Leões, arrecadando os troféus de Melhor Jogador e Melhor Marcador e o título de Campeão da respectiva competição. Durante a visita à Terceira, Sabino Correia, acompanhado por Paulo Gomes, Presidente da AFAH e António Toledo, Vice-presidente, teve ainda oportunidade de visitar vários clubes locais, aproveitando o momento para trocar impressões com os dirigentes dos emblemas terceirenses.