A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), depois de ter reunido todos os requisitos exigidos pela FIFA, órgão máximo do Futebol mundial, recebeu luz verde para avançar com o Centro de Treinos de Futebol Feminino na ilha Terceira. O primeiro treino de observação será no próximo dia 15 de Dezembro, Sábado, às 18:00 horas no Estádio João Paulo II. A equipa de profissionais envolvida no projecto será constituída por Saúl Neves, coordenador técnico da AFAH, Davide Valente, treinador principal, Luís Silva, treinador de guarda-redes e Ana Margarida, fisioterapeuta.

O Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy pretende: 1) promover o incentivo à prática regular e organizada do Futebol em crianças, jovens e adultos do género feminino nos Clubes Desportivos, proporcionando-lhes a alegria e o prazer de praticar a modalidade; 2) melhorar as capacidades físicas, técnico-táticas, coordenativas, psicológicas e sociais das jogadoras, adequadas à prática da modalidade de Futebol.

Paulo Gomes, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, apela à colaboração de todos, «aproveito para convidar todas as jovens, praticantes inscritas na associação ou não, a participarem nas sessões de treino que vamos realizar em vários pontos da ilha Terceira. Quem gosta de futebol, mas não conseguia jogar ou tinha de jogar com rapazes, passa a ter a possibilidade de desenvolver a sua técnica de forma acompanhada e entre mulheres. Mesmo que não pretendam jogar futebol competitivamente, os treinos são uma óptima forma de praticar desporto, portanto quem participar sai sempre a ganhar».

Recorde-se que a AFAH é, até ao momento, a única associação de futebol regional com provas de Futebol 7 femininas activas, sendo as mesmas asseguradas pelo AtlanticFut e pelo Futebol Clube Urzelinense, clubes desportivos da ilha de São Jorge. Todas as interessadas, praticantes inscritas na AFAH ou não, estão convidadas a participar no primeiro treino de observação, sendo necessário apenas comparecer devidamente equipadas no Estádio João Paulo II, dia 15 de Dezembro, às 18:00 horas.