Na passada sexta, dia 16 de Novembro, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) realizou a 1ª Assembleia Geral sob a nova direcção de Paulo Gomes. A sessão de trabalho decorreu no auditório do Rádio Clube de Angra e contou com a presença de cerca de 20 filiados. Durante a sua intervenção, o recém eleito presidente manifestou a sua satisfação em relação à adesão dos associados, “quero fazer um agradecimento muito especial aos representantes dos nossos clubes, em particular aos de São Jorge e da Graciosa. Devido às condições meteorológicas que se fazem sentir o grupo que vinha de São Jorge não conseguiu estar presente, mas temos connosco o Sr. Vice-presidente para a Graciosa, João Picanço, e os representantes do Sport Clube Marítimo da Graciosa, Tiago Correia, e do Grupo Desportivo da Mocidade Praiense, Ricardo Ramalho.


O presidente da AFAH aproveitou ainda para destacar a relevância das assembleias gerais na gestão diária da associação, “cumprimos hoje mais um ponto do projecto que delineámos quando nos candidatámos à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Temos tido o cuidado de dar a conhecer, com total transparência, todas as decisões e medidas que têm vindo a ser implementadas através dos Relatórios de Actividade que são enviados aos clubes, mas os momentos de discussão positiva, entre todos, não podem faltar. A Associação é dos clubes e os clubes têm de perceber que é muito importante fazerem-se ouvir”.

Em relação ao balanço geral dos últimos 5 meses, Paulo Gomes revela-se satisfeito, “a prioridade é equilibrar contas e em relação a este ponto estamos optimistas. Desde que a nova direcção da AFAH assumiu funções, já conseguimos aplicar uma redução de despesas mensais na ordem dos 1000€ (mil euros). Apesar dos resultados líquidos negativos referentes a 2016, 2017 e ao primeiro semestre de 2018, estamos a corrigir, com relativa rapidez, os aspectos financeiros mais preocupantes da associação. A obra da nova sede continua em curso e realizámos uma nova candidatura aos apoios da Direcção Regional do Desporto porque a anterior não foi aceite. Queremos direccionar todos os nossos esforços para os agentes desportivos que contribuem para o Futebol e Futsal açorianos. Por causa disso, constituímos também, uma comissão de trabalho que será responsável por definir um Regulamento de Disciplina próprio mais leve e adaptado aos nossos clubes. Entre os vários projectos e desafios que temos entre mãos podemos divulgar para já que no próximo ano, a organização do Campeonato de Futebol dos Açores será da nossa responsabilidade.”


A ordem de trabalhos da reunião ordinária presidida pelo Presidente da Assembleia Geral Osório Silva, decorreu, segundo declarações do mesmo, dentro da regularidade: “fizemos cumprir os estatutos que regem a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, sendo que esta é a 1ª Assembleia Geral a realizar-se após as últimas eleições de Junho. A audiência decorreu conforme o expectável, deixando aqui espaço para comunicar a aprovação por unanimidade de um novo filiado, o Clube Escolar Jeronímus d’Angra, um associado com actividade no Futsal feminino que será com certeza uma mais valia para as modalidades da AFAH.”

A Assembleia Geral da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) contou ainda com as intervenções do Dr.º Francisco Espínola, advogado da AFAH, da Coordenadora do Departamento de Marketing e Comunicação, Cátia Carvalho, e do Dr.º Fernando Dias, Presidente do Conselho Fiscal da associação. A próxima reunião ordinária deverá acontecer até ao final de Março/19.