Entre os dias 26 e 28 de Outubro, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) promoveu uma Formação Contínua de Treinadores. A sessão de trabalho contou com cerca de 60 inscrições, cumprindo assim com os objectivos previstos da actual direcção da AFAH. “a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo tem a responsabilidade e a obrigação de contribuir para a qualificação do Futebol e Futsal açorianos”, explicou Paulo Gomes, Presidente da Direcção, “para evoluirmos nesse sentido temos de investir na formação de todos os agentes desportivos. O nível de exigência da Federação Portuguesa de Futebol é alto. O Processo de Certificação de Clubes recentemente iniciado vem comprovar isso mesmo. Estamos preocupados em oferecer o melhor aos atletas e para oferecermos o melhor temos de estar constantemente actualizados”.


O programa da formação desdobrou-se em dois painéis temáticos, o primeiro sobre Planeamento e Periodização do Treino em Futebol e o segundo sobre Clubes de Futebol e Entidades Formadoras Certificadas. Miguel Rodrigues foi o prelector responsável pelo primeiro tema, ficando o segundo a cargo de João Salcedas. A formação em causa, creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contribuiu com 2,0 unidades de crédito para a renovação do Título Profissional de Treinador (TPTD) e licenças UEFA.


Até 15 de Dezembro, estão abertas as inscrições para o Curso de Treinadores UEFA C / Grau I. Todas as informações relativas a esta formação encontram-se disponíveis aqui. O Curso de Treinadores UEFA C/ Grau I decorrerá em 3 fases autónomas, correspondentes às 3 componentes formativas – formação geral, formação específica e formação prática (estágio). Esta iniciativa vem reforçar a aposta da actual direcção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo na formação qualificada de agentes desportivos.