A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) convidou os membros das Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR'S) para debater em conjunto o Crescer 2020, programa criado pela FPF para promover o crescimento do Futebol português. 

A acção de formação - que teve lugar no Hotel Solplay (Linda-a-Velha) nos dias 7, 8 e 9 de Novembro - teve como objectivo analisar e discutir medidas que tornem possível replicar, no próximo ano e meio, o modelo da FPF em cada uma das 22 ADR's. A representar a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) estiveram presentes na reunião Saúl Neves, (Coordenador Técnico), Luís Costa (Gestão) e Cátia Carvalho, (Marketing e Comunicação). 

O primeiro dia da sessão de trabalho foi dedicado à estratégia de Marketing da FPF e à ligação com os adeptos. O debate incidiu também sobre Organização Desportiva, Comunicação e Operações Media. A segunda parte da acção de formação, que decorreu a 8 de Novembro, foi dividida em duas sessões. Uma delas dominada pela questão dos Patrocínios e Parcerias e pela importância das Redes Sociais. A segunda sobre Gestão e Coordenação Técnica com autarquias e associações. Posteriormente, os participantes tiveram oportunidade de assistir às convocatórias da Selecção Nacional AA e Sub-21, em pleno Auditório 2 da Cidade do Futebol. 

No fim do dia, a comitiva deslocou-se até ao Estádio Coimbra da Mota (Estoril) para assistir ao jogo de preparação entre a Selecção Nacional Feminina e a congénere dos Estados Unidos. A experiência no terreno permitiu aos representantes das ADR's reunir mais informação sobre os preparativos que a organização de um evento desportivo de alto nível envolve.

Para o Coordenador Técnico da AFAH, Saúl Neves, a iniciativa da FPF foi crucial para alinhar estratégias, "as associações distritais perseguem, no geral, os mesmos objectivos que a Federação Portuguesa de Futebol. Esta formação permitiu traçar planos de acção que tem como finalidade aumentar o número de praticantes de Futebol e Futsal em Portugal e reter os que já praticam as modalidades. Para conseguirmos ser eficazes no desafio que temos pela frente é necessário a colaboração de várias áreas de trabalho e especialização. Foi essa a base desta reunião. Saímos daqui com linhas orientadoras comuns e preparados para trabalhar os mesmos pontos, adaptando-os posteriormente à nossa realidade."

O último dia de formação foi dedicado à Gestão e Coordenação Técnica e aos temas do processo de candidatura, certificação e preparação de novas entidades desportivas. Ao todo, foram 66 os responsáveis das respectivas Associações Distritais e Regionais de Futebol presentes nos três dias de formação.