A 15.ª edição do Fórum da Arbitragem, uma iniciativa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), realizou-se este mês - dias 12, 13 e 14 - em Porto de Mós, Leiria. Em representação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) estiveram presentes no evento Artur Teixeira, Presidente do Conselho de Arbitragem da AFAH, e Hugo Teixeira, Observador da Federação Portuguesa de Futebol filiado na mesma associação. 

Durante as sessões de trabalho que reuniram representantes do Conselho de Arbitragem da FPF e responsáveis pela arbitragem das Associações Distritais e Regionais (ADR), foram abordados vários assuntos da arbitragem nacional e apresentados projectos relevantes para o futuro do sector. 

O Conselho de Arbitragem da FPF anunciou a intenção de uniformizar a formação nacional, apoiando directamente os conselhos de arbitragens distritais e núcleos de arbitragem espalhados pelo país com formadores e materiais didácticos. Neste campo, a FPF prevê ainda a reformulação do Programa Nacional de Formação, aumentando o número de aulas práticas. Esta medida pretende incrementar a actividade da Academia de Arbitragem que passará a funcionar em contínuo ao longo de todo o ano. A fechar o tema da formação, destaque ainda para o projecto de detecção de talentos designado de CORE PORTUGAL que o Conselho de Arbitragem da FPF pretende iniciar em breve. 

Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF aproveitou o momento para realçar a importância do trabalho da Academia de Arbitragem, "É convicção deste CA que a formação de árbitros deverá ser estruturada da base ao topo e que a Academia de Arbitragem tem como principal missão a criação de modelos formativos com método e de apoio constante às ADR. A formação deverá ser igual em qualquer ponto de Portugal. Este desígnio é o mote para o que nos propomos fazer neste Fórum de Arbitragem. Ou seja, apreciar num processo de trabalho colectivo, qual e como deverá ser desenvolvida a actividade anual da Academia de Arbitragem, desde a captação, à formação inicial, detecção de talentos, formação de promoção na carreira e formação de instrutores e técnicos. Estamos convencidos que um funcionamento permanente e não sazonal da Academia de Arbitragem será uma mais valia para toda a estrutura de arbitragem, desde as células embrionárias de árbitros (Núcleos de Árbitros), passando pelas ADR´s até aos cursos de formação de elite".

O próximo fórum, marcado para 13 de Abril de 2019, será organizado pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu.