O torneio de abertura da ilha Terceira de Juniores D / Troféu VIPAÇOR foi marcado por uma acção de sensibilização - #UmaPeçadeFrutaUmGolo - cujo objectivo maior foi o de incentivar o consumo de fruta e os hábitos alimentares saudáveis entre os atletas mais jovens. A iniciativa organizada pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) está inserida no plano de actividades de carácter social que a associação pretende implementar ao longo da época desportiva 2018/2019.

Na ilha Terceira, o Presidente da AFAH, Paulo Duarte Gomes, acompanhado pelo Vice-presidente adjunto Maurício Toledo e pelo Vice-presidente António Toledo Soares, deslocou-se aos campos onde decorreram os jogos dos Juniores D para fazer a entrega da respectiva fruta e para falar com os dirigentes e atletas de cada clube. Na acção estiveram envolvidos os clubes Juventude Desportiva Lajense, SC Lusitânia, SC Angrense equipas A e B, SC Praiense, Boavista CR, SC Vilanovense e GD Fontinhas.

Juniores D do Boavista CR (Terceira)

Nas restantes ilhas, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo fez-se representar pelo Vice-presidente para São Jorge, Raúl Brasil e pelo Vice-presidente para a Graciosa, João Picanço. Em São Jorge participaram na iniciativa os clubes AtlanticFut e GD Velense. Na Graciosa, por sua vez, os destinatários da acção de sensibilização foram o GD Mocidade Praiense, GD Luzense, SC Marítimo e CCRDSC Guadalupe.

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) pretende com este evento reforçar junto dos atletas mais jovens – e dos encarregados de educação, os principais responsáveis pelos hábitos alimentares dos mais pequenos - a importância da ingestão de fruta no desenvolvimento e formação do atleta. As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e desempenham um papel fundamental na formação do sistema imunológico infantil. 

Juniores D do SC Praiense (Terceira)

Para Paulo Gomes, presidente da direcção da associação, este tipo de iniciativas junto da comunidade desportiva são fundamentais, “as condições de treino dos atletas mais jovens são uma das nossas grandes preocupações. Temos consciência de que são vários os factores que contribuem para a performance dos jogadores, sentimos que temos de ter um papel activo na sua formação e junto dos clubes onde eles estão inseridos. Se cada um de nós der o exemplo, a nossa missão torna-se mais fácil”.

Juniores D do SC Lusitânia (Terceira)

Nos próximos dias, em datas ainda por confirmar, a acção de sensibilização #UmaPeçadeFrutaUmGolo será estendida aos escalões de Juniores D de Futsal. Para aceder à reportagem fotográfica da iniciativa, convidamo-lo a seguir a página oficial do facebook da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo em https://www.facebook.com/AFAHOFICIAL

#JuntosSomosMaisFortes