Paulo Gomes, Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) e António Toledo Soares, Vice-Presidente Adjunto, reuniram, a semana passada, com o Director do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo (EPAH), Dr.º Paulo Jorge dos Santos Rio e com José Carlos Medronho, Guarda Prisional da mesma instituição.

A reunião entre as respectivas entidades teve como objectivo avaliar as possibilidades de implementar, num futuro próximo, actividades desportivas no EPAH, nomeadamente provas de Futsal masculino. Para o Director do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, o desporto é fundamental na formação activa dos reclusos, “Estamos, como sempre, empenhados em oferecer actividades de ocupação de tempos livres saudáveis. A nossa prioridade é incutir bons vícios. Acreditamos que o Futsal poderá ajudar-nos nessa missão. Queremos dotar estas pessoas com o máximo de ferramentas possíveis, para no futuro, e lá fora, poderem utilizar o que lhes foi transmitido aqui. As modalidades desportivas em equipa fornecem-lhes muito mais competências do que apenas as de carácter físico. Implicam regras e disciplina.”

Em resposta ao desafio colocado pelo EPAH, Paulo Gomes, Presidente da Direcção da AFAH, mostrou-se disponível e interessado, “Desde a preparação da minha candidatura às eleições da AFAH que sempre defendi este ponto: a associação não pode existir só para organizar provas. Temos que ir mais além e queremos ir mais além, entrando noutras áreas mais diversificadas, relacionadas também com a componente social. Queremos abrir-nos à sociedade e da nossa parte estamos totalmente disponíveis para colaborar com o EPAH”.

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo já se encontra a trabalhar nalgumas propostas de cooperação, possíveis de virem a ser articuladas com o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo. Em breve, serão reveladas - através dos suportes de comunicação da AFAH - as medidas implementadas.