Em Setembro de 2016 iniciei “a minha causa” simplesmente do zero. Questionava-me, como haveria de começar isto? Como conseguiria chegar aos jovens jogadores, amadores e profissionais, pais, treinadores, dirigentes, agentes, a todos aqueles que vivem e fazem parte da vida de quem persegue o sonho. O desafio que tinha pela frente foi alicerçado inicialmente em 3 grandes pilares, palestras, investigação e documentários. Recentemente outro pilar foi acrescentado, “a minha causa” em livro. Mais um passo foi dado para deixar a minha marca no Desporto.

Até que idade um desportista profissional consegue estar na alta competição?

Estarão os desportistas verdadeiramente preparados para terminar uma carreira?

Como são os dias depois da glória?

E os jovens que iniciam agora a carreira, saberão quanto custa realizar um sonho?

A pensar nas questões que envolvem o presente e o futuro dos desportistas, desenvolvi um projeto que aposta na prevenção e na sensibilização de desportistas para a gestão das carreiras. Alerto para a necessidade de se investir na formação académica e na criação de projetos paralelos à carreira profissional, de forma a preparar a nova vida que nos espera, a vida depois do desporto.

É urgente alertar as consciências, mostrar que a realidade dos jogadores de futebol não é só cor-de-rosa. Por detrás de cada vitória pessoal tem de estar o empenho, o sacrifício, a resiliência, a noção de que o sucesso requer muito trabalho e o talento por si só não basta.

A Minha Causa é a causa de muitos, a causa que quero deixar como legado aos jovens, aos profissionais, aos educadores e aos treinadores. 

Todos fazem parte do sonho.

O grande objetivo desta iniciativa é fazer com que a mensagem seja abraçada pelo maior número de pessoas.

Todos por uma causa!